GoioerêRegião

“AGRONEGÓCIO” Chuva atrapalha a colheita da soja e afeta a qualidade dos grãos em Goioerê e Região

As chuvas devem seguir mais frequentes e volumosas ao longo do fim de semana, somente para meados da semana que vem o clima pode melhorar

A chuva, além de atrapalhar os trabalhos de campo, tem prejudicado a qualidade da soja na hora da colheita. A umidade acima de 14% pode provocar danos mecânicos durante o processo e trazer problemas logísticos para os produtores”, diz Luiza Cardoso Costa, da Climatempo. Cerca de 34% das áreas de soja já foram colhidas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na região de Rancho Alegre D’oeste, as colheitas ainda não atingiram 50% e segundo alguns produtores, o problema se agrava por falta de colheitadeiras, pois boa parte delas já foram para outros estados devido a compromissos firmados.

Com o atraso da colheita, também atrasa a plantação da safra de inverno – o milho safrinha, o que pode acarretar prejuízos futuros, pois milho no tarde produz menos e ainda corre o risco de geadas.

As chuvas não têm dado trégua em Goioere e região. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apenas nesses 21 dias de fevereiro, já choveu 262,5 mm no município, muito mais que a média histórica do mês que é de 159,9 mm.

O clima já prejudica a colheita da soja e deixa os produtores preocupados. Muitos aproveitam o pouco de estiagem que ocorre para colocar as máquinas em ação, mas a previsão do Simepar não é animadora. O sistema mais uma vez deve concentrar os maiores volumes de chuva nas demais áreas do Sul, principalmente sobre o Paraná.

Via: Paraná Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *