Brasil

“ASSALTO MAIS LONGO DO BRASIL” Autor do famoso assalto ao Banco do Brasil de Goioerê é assassinado no Mato Grosso.


Gélio Nelsi da Silva,58, que participou do assalto à agência do Banco do Brasil de Goioerê, no ano de 1988, no que é considerado o assalto mais longo do Brasil, com 144 horas de duração, foi assassinado a tiros na noite de terça-feira (28) em Campo Verde, no Mato Grosso, ao sair de casa para pegar entrega de pizza.

A esposa da vítima contou aos policiais que Gélio havia saído até a frente de casa para pegar uma pizza e que logo ouviu dois estampidos e gritos do socorro. Saindo na rua, viu o marido se contorcendo no chão e chamou socorro. Ele havia sido atingido por dois disparos na barriga.

O entregador contou que havia deixado a pizza com o cliente e que estava montado na moto para ir embora quando viu Gélio cair no chão após receber os tiros. Ninguém viu de onde partiram os tiros que mataram Gélio, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Gélio passou 11 anos preso na Penitenciária Central do Estado (PCE) do Mato Grosso e estava em liberdade condicional desde 2018, quando se mudou para Campo Verde.

O ASSALTO

Dois assaltantes entraram na agência do Banco do Brasil de Goioerê em junho de 1988, iniciando o que seria o assalto mais longo do Brasil. Foram sete dias de negociações e reviravoltas até a fuga dos ladrões, que acabaram emboscados pela polícia no Paraguai, semanas depois.

Enquanto um assaltante morreu, o criminoso Gélio Nelsi da Silva foi preso pela primeira vez em sua vida. Desde então, ele teve várias passagens pelo sistema carcerário até que, em março de 2018, 30 anos após o roubo em Goioerê, recebeu o benefício do regime semiaberto e passou a viver na pequena cidade de Campo Verde, no Mato Grosso.
Ás 14h50 do dia 1 de junho, os bandidos entraram na agência anunciando o assalto. A situação se complicou com a fuga dos vigilantes, e os criminosos decidiram improvisar para fugir da cadeia com dinheiro no bolso. As negociações se arrastaram ganhando contornos de drama. Num certo momento, a trama parecia estar sendo resolvida quando as autoridades cederam um Opala para a fuga. Só que os bandidos descobriram que foram enganados. O carro estava com o tanque vazio. A polícia adulterou o medidor de gasolina para fazer parecer que havia combustível, mas, quando a dupla descobriu a mentira, voltou para a agência com novas demandas.

Quando as autoridades cumpriram as exigências da dupla, cedendo aos ladrões um avião para facilitar a fuga e 20 milhões de cruzados (equivalente a R$ 1,1 milhão em valores atuais).

A saga, no entanto, só terminou quase três semanas depois, no dia 27 de junho. Escondidos no interior do Paraguai, a dupla se viu cercada por policiais brasileiros e soldados daquele país. Após um intenso tiroteio, Sidney Rezende, de 27 anos, foi morto. Seu parceiro no crime, Gélio Nelci da Silva, de 25, ferido no rosto e preso.

A partir daquele dia, Gélio entrou e saiu da prisão algumas vezes. Na longa lista de crimes que cometeu, há sequestro, roubo, falsificação de documentos, formação de quadrilha e crimes hediondos. Somadas, as penas o materiam encarceirado até 2091. Mas, aos 53 anos, com vários problemas de saúde, Gélio conseguiu uma progressão da pena para regime semiaberto em fevereiro. Hoje, ele mora em Campo Verde, no Mato Grosso, monitorado por uma tornozeleira eletrônica.

Via:(Goionews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *