Paraná

Sanepar propõe aumento de 8,47% na conta de água e valor é discutido em audiência pública.

Revisão tarifária é discutida em audiência pública realizada pela pela Agepar nesta terça (18). Se valor for aprovado, reajuste passa a valer já em maio.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está propondo um aumento de 8,47% nas contas de água em todo estado. A revisão tarifária está sendo discutida em uma audiência pública realizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Paraná (Agepar), nesta terça-feira (18).

Se o valor for aprovado, o reajuste passa a valer já em maio deste ano.

A agência informou que para chegar ao índice do aumento foram avaliados dados como novos investimentos, custos da empresa e o número de consumidores que são beneficiados com a tarifa social. Essa revisão do valor é feita a cada quatro anos.

Neste ano, o reajuste anual, que tem data-base em abril, já está incorporado nesse aumento da revisão tarifária. Segundo a Agepar, não haverá outro reajuste na conta de água neste ano.

Sanepar propõe aumento de 8,47% nas contas de água do Paraná e valor é discutido em audiência pública — Foto: Sanepar/Divulgação

Para chegar ao valor ao valor de 8,47% de aumento na conta de água, a Agepar recebeu dados da Sanepar e fez quatro consultas públicas.

A agência recebeu 688 sugestões de integrantes da sociedade civil, mas não informou quantas e quais das sugestões foram acatadas e incorporadas na composição da tarifa.

“Hoje a gente tem uma renda média, tanto do Paraná, como a nível de Brasil, em valores similares ao que agente tinha lá em 2012, então isso agrava ainda mais esse impacto do reajuste para as pessoa”, afirmou o economista do Departamento Intersindical de Economia e Estatística (Dieese), Sandro Silva.

Em nota, a Sanepar informou que aguarda o resultado da audiência pública e a decisão da Agepar para anunciar o novo valor da conta de água.

A Sanear informou ainda que lançou um novo canal de atendimento via WhasApp com o número (41) 99544-0115 para atendimento aos clientes de todo o estado.

Via: G1 Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *