Goioerê

Saúde reforça cuidados para evitar acidentes com escorpião.

A alta temperatura e chuvas constantes neste período do ano propiciam o aumento no número de casos envolvendo acidentes provocados por animais peçonhentos, entre eles o escorpião. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde, faz um alerta para a população sobre os cuidados com o animal.
Os escorpiões normalmente são encontrados em ambientes escuros, úmidos e com pouca movimentação. Evitar o acúmulo de entulhos é uma das principais medidas para reduzir o surgimento desses animais, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.
Com maior circulação de escorpiões, os acidentes também aumentam.
Em caso de acidente, o paciente deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento o mais rápido possível.
“Principalmente no caso das crianças, pois elas têm alto potencial de gravidade ao ser picada por um escorpião, por esse motivo, o quanto antes receber atendimento, menores serão os danos causados pelo envenenamento”, afirma.
Sempre que possível, o animal causador do acidente deve ser levado junto ao serviço de saúde.
Ao encontrar um escorpião, com muito cuidado, ele deve ser colocado em um pote com tampa para ser encaminhado às autoridades de saúde. Será realizado então, um Laudo de Identificação do peçonhento, que será encaminhado para o serviço de saúde do município, que por sua vez deverá entrar em contato com o cidadão, fazendo as orientações de prevenção de acidentes e correção dos prováveis ambientes favoráveis para os animais.
A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves.
Toda notificações e reclamações em relação ao escorpião e realizado busca ativa no local pela equipe da vigilância sanitária.
Está sendo feito busca ativa três vezes por semana por técnicos treinados para a captura dos animais.
No caso de acharem algum escorpião, entrar em contato o mais rápido possível com a vigilância sanitária pelo telefone, (44) – 3522- 6577.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *