PREFEITO BETINHO LIMA É ELEITO PRIMEIRO SECRETÁRIO DO NOVO CONSELHO DELIBERATIVO DO CONSÓRCIO PARANÁ SAÚDE.

O Consórcio Paraná Saúde elegeu, nesta última terça-feira (20), os novos membros do Conselho Deliberativo, além de sua presidência para o biênio 2023/24. Constituído por 398 municípios do Estado, com exceção da Capital, o consórcio é responsável pela compra de medicamentos do componente básico de assistência farmacêutica, além de insumos hospitalares. O pleito envolveu o voto direto de ao menos 100 lideranças, incluindo prefeitos, representantes da Secretaria de Estado da Saúde e gestores.
“O consórcio é uma ótima estratégia de gestão, munida de resultados positivos. O modelo vem sendo ampliados ao longo dos anos. É importante destacar também sua atuação durante a pandemia, que, juntamente ao Estado, permitiu levar medicamentos e insumos para todo o Paraná. Apenas neste ano, repassamos um total de R$ 37,5 milhões aos municípios, distribuídos em 12 pagamentos. Nossa expectativa é de seguir fortalecendo esses investimentos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Taqueda, foi reeleito presidente do consórcio. Segundo ele, a parceria com a Sesa está consolidada. Ele também destacou o papel fundamental do Estado na logística de distribuição dos medicamentos para os municípios.
“Nosso principal objetivo é servir como uma ferramenta de apoio aos municípios e, para isso, é preciso ser enfático: sem a parceria que encontramos no Governo do Estado essa missão não seria possível. Nos últimos anos, temos fortalecido essa relação em prol da construção de uma rede de saúde mais ampla e eficaz para a população”, comentou.
Foram eleitos para o Conselho Deliberativo o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, como vice-presidente, e o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, como primeiro secretário. Ainda, foram eleitos para compor a diretoria os prefeitos de Alto Piquiri, Giovane Mendes; de Colombo, Helder Lazarotto; e de Mangueirinha, Elídio Zimmerman. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, foi reeleito para o Conselho Fiscal, que também é formado por Roberto Hartmann, da Sesa, e Adriane Carvalho, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
O Conselho Deliberativo é composto, ainda, por mais seis conselheiros representando a Sesa. São eles: Nestor Werner Júnior, Adriano Márcio Rissati, Carlos Batista Soares, Deise Regina Sprada Pontarolli, Margely Nunes de Souza e Dandara Luisa Guedes Ronconi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *