Região de Umuarama

Operação Corsários: PC cumpre mandados contra piratas do asfalto em Goioerê e Umuarama.

A Polícia Civil de Umuarama, com apoio do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil (NOC PCPR) e 7º Batalhão da Polícia Militar, 2ª Cia de Goioerê, deflagrou na manhã desta sexta-feira, dia 03/02/2023, a Operação Corsários, destinada a cumprir mandados de busca e apreensão domiciliar em desfavor de um grupo suspeito de atuar no roubo de cargas nas rodovias da região de Umuarama, conhecidos popularmente como “Piratas do Asfalto”.
Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Foram três mandados na cidade de Umuarama e um mandado na cidade de Goioerê. Os alvos da cidade de Umuarama foram diligenciados por equipes da Polícia Civil (GDE e NOC), já o alvo da cidade de Goioerê contou com equipes da Polícia Militar.

O primeiro alvo é um homem de 49 anos, com passagens pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e roubo. Durante as buscas em sua residência, no bairro Jardim Curitiba, município de Goioerê, nada de ilícito foi encontrado e o alvo não estava no local.

O segundo alvo é um homem de 24 anos, com passagens pelos crimes de ameaça e tráfico de drogas. Durante as buscas em sua residência, no bairro Jardim Pimentel, município de Umuarama, foram apreendidos R$ 7.000,00 (sete mil reais) em espécie, um aparelho DVR (que grava imagens de sistema de monitoramento por câmeras), uma munição calibre .22, além do aparelho celular do suspeito. O suspeito foi ouvido sobre os fatos e liberado logo em seguida.

O terceiro alvo é um homem de 27 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa. Durante as buscas em sua residência, no Conjunto Ouro Branco, município de Umuarama, foi apreendido dois aparelhos celulares e uma porção de maconha. Na residência estavam o suspeito e sua esposa (36 anos), a qual assumiu a propriedade do entorpecente. Por esse motivo, foi lavrado termo circunstanciado por posse de drogas para consumo em desfavor da mulher e ambos foram liberados após oitivas sobre os fatos.

O quarto alvo é um homem de 23 anos, sem passagens pela polícia. Durante as buscas em sua residência, no bairro Parque Bonfim, município de Umuarama, nada de ilícito foi localizado e o suspeito não se encontrava no local. Esse suspeito é filho de um dos homens mortos em confronto com a Polícia Militar de Cianorte, no dia 30/01/2023, no município de Terra Boa/PR. Naquela situação, segundo registros policiais, os suspeitos também atuavam como “Piratas do Asfalto”, estando em poder de diversas armas de fogo, veículos roubados e produtos contrabandeados.
A operação deflagrada hoje teve origem no dia 24/08/2022, quando o grupo de Diligências Especiais de Umuarama (GDE) apreendeu cinco veículos, armas, munições, anabolizantes e produtos contrabandeados em uma propriedade rural no município de Mariluz. Na ocasião, após investigações prévias, a Polícia Civil descobriu que a referida propriedade rural era usada como base de apoio para os criminosos conhecidos como “Piratas do Asfalto”, então foi deflagrada ação policial que resulto nas apreensões. No dia dos fatos, com a chegada da polícia, quatro criminosos que estavam no local empreenderam fuga em meio a uma mata


Na sequência esses suspeitos foram identificados, o que gerou a expedição dos mandados de busca e apreensão cumpridos hoje e a obtenção de novos indícios para integrar as investigações que ainda estão em andamento.

A PC explica que o nome da operação se dá pelos corsários, que eram navegadores que praticavam roubo de cargas nos séculos XV e XVIII. Também conhecidos como piratas eram homens que se dedicavam ao roubo de cargas de embarcações.


Via: O Bemdito
Hora News Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *