Goioerê

PROJETO DE SAÚDE MENTAL NOS BAIRROS “CUIDAR PARA MUDAR”

Foi anunciado pela Secretária de Saúde Gabriela, mais uma novidade na saúde de nosso município, que é o “cuidar para mudar”, projeto no qual foi implantado no começo do mês de agosto.
O Projeto acontecerá em forma de reuniões/encontros com os moradores locais e será um bairro por mês. A cada mês a equipe técnica do CAPS irá em um bairro diferente. O objetivo é levar informações para os moradores locais sobre temas relacionados à saúde mental.

Vivenciamos o aumento da prevalência dos transtornos mentais e o preconceito em relação a essa temática, em que as pessoas evitam buscar o cuidado profissional e formas de prevenção de situações mais graves, que retiram da pessoa o sentido da vida. É preciso pensar a saúde mental para além da doença, destacando a promoção da saúde, sensibilizando as pessoas a se cuidarem, tornando-as ativas no autoconhecimento. “Estamos aqui para cuidar da população, pois entendemos que a saúde é o nosso maior investimento nesse cenário”, disse Secretária de Saúde Gabriela Martins.
A equipe responsável por esse projeto será a equipe técnica do Centro dê Atenção Psicossocial (CAPS).

O Projeto de Saúde Mental: “Cuidar para Mudar” é uma iniciativa muito importante para levar as pessoas a se conscientizarem sobre o cuidado permanente da saúde mental. O Projeto é voltado para toda população do município e está sendo desenvolvido com muito empenho e carinho, contando com o apoio dos Presidentes dos bairros, representantes da comunidade, entidades que desenvolvem trabalho local, entre outros, para somar forças e fazer acontecer.
“Saúde mental é algo que deve ser levado a sério. Precisamos desmistificar alguns tabus e preconceitos, pois ninguém está livre desse mal. Qualquer pessoa pode ser acometida por uma enfermidade mental. Com a pandemia, tivemos que obrigatoriamente assumir uma postura de vida mais reservada para nos preservar do vírus, o que desencadeou alguns problemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *